domingo, 2 de dezembro de 2012

bom dia pra todos os capoeiristas do brasil com os comprimentos do professor Teixeira e grupo de capoeira liberdade de jaçanã rio grande do norte um abraço a todos vocês que visitam o nosso blogger sejam sempre bem vindos a nossa pagina a família liberdade agradece a sua visita deixe seu comentário na certeza de que ele sera lido com muita atenção

sábado, 24 de novembro de 2012

Consciência Negra.

Grupo Capoeira Liberdade encerra semana de comemoração ao dia da consciência negra com apresentação na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza.




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra


20 de Novembro
dia da consciência negra
Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro
  
  
História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Valeu Zumbi!
O grito forte dos Palmares
Que correu terras, céus e mares
Influenciando a abolição.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Batizado em Cuite



Neste domingo dia 09/09/12 estivemos em Cuite no batizado da Associassão Cultural de Capoeira Soluart, para prestigia seu evento.











segunda-feira, 28 de maio de 2012

sábado, 26 de maio de 2012

Frase


"A capoeira, tem origens e raizes africanas...seu ventre, sua mãe... é conhecida como cultura negra... seu pai a liberdade... mais nasceu e foi criada no Brasil, algures no reconcavo Baiano... cercada de malandragem e brasilidade... quando jovem foi rebelde, mal vista, perseguida... na adolecência se desenvolveu, cresceu... ganhou o mundo e respeito... tirou o seu passaporte...
Hoje, mais madura esta presente em todos os lugares... nos quatro cantos do mundo e tem o orgulho de dizer SOU BRASILEIRA."
Salve a capoeira...
 

Mestre Pastinha

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dvd do batizado e troca de corda 2012

 Quem desejar adquirir o dvd do batizado do grupo Capoeira Liberdade procurar o Prof.: Teixeira ou Felipe na Fenix Lan House.

 




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Batizado e troca de corda do grupo Capoeira Liberdade e comemoração dos 5 anos de Capoeira Liberdade.





















 Marcos e Prof.:Raposa
 Daniel e Prof.: Cutia
 Raul e Prof.: Vadsal
 Hiago e Prof.: Teixeira
 Flavio e Prof.: Raposa
 Ademir e Prof.: Cutia
 Magnilsom e Prof.: Vadsal
 Junior e Prof.: Teixeira
 Antonio e Prof.: Teixeira
 Felipe e Prof.: Teixeira


Obrigado a todos que nos apoiaram e fizeram com que o evento acontecesse, e agradecemos a todos que nos ajudaram de alguma maneira a realizar nosso objetivo, que era cosntruir nossa academia.